domingo, 22 de junho de 2008

Demolindo as Torres de Babel (III)



O RELACIONAMENTO ENTRE OS IRMÃOS

“Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas. Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó. Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado; e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura” (Gn 25. 28-34).

É impressionante o desenrolar de uma trama que começa, provavelmente, ainda na adolescência daqueles jovens. Na primeira oportunidade um irmão, sem nenhum escrúpulo, usurpa o direito do outro. Não temos nenhuma informação de que os pais chamaram os dois moços para um concerto. Eles acabavam de colocar mais alguns tijolos na ”Torre de Babel da família!”. A “obra” não pára por aí, pelo contrário, começa a tomar vulto e se elevar cada vez mais rápido no meio da família. Com a conivência da mãe, Jacó ludibria seu pai e outra vez Esaú é usurpado em seu direito.

Certamente alguém irá sugerir que Esaú havia dado legalidade ao inimigo contra si mesmo, pelo fato que, de sã consciência, repassou seu direito ao irmão mediante juramento. E juramento naquela época tinha mais peso do que tem hoje um documento assinado. Mas esse argumento ainda não expõe o cerne do problema e continuamos ainda nos meandros da trama. Insisto em dizer que nada supera em valor o momento de comunhão em família! Ele é insubstituível! Ah; se Isaque e Rebeca tivessem descoberto isso! Quantas lágrimas teriam sido poupadas!
“Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? tirou-me o direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção. E perguntou: Não reservaste uma bênção para mim?” (Gn 27. 36).

Fica muito claro que os traumas da primeira trapaça do irmão ainda estavam muito evidentes na alma de Esaú. Uma segunda vez era tudo que ele não estaria disposto a suportar. Porém, um conflito pessoal não resolvido é como uma dívida acrescida de juros e correções, tornando-se cada vez mais difícil negociá-la.

“Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão” (Gn 27. 41).

Já imaginaram o que significa isso no seio de uma família? “Esperarei a morte de meu pai e nos dias de seu luto matarei também meu irmão!”. Percebem a gravidade da situação? A dimensão que a torre vai tomando na casa de Isaque?

Amados, por mais promessas que Isaque possuía do Senhor, cabia somente a ele administrar sua família. Somente a ele! Somos abençoados pela descendência de Isaque, que por sua vez herdara a promessa feita a Abraão. Seria fácil para alguém, admitir que a bênção que está sobre nossas famílias passou primeiro pela casa de Isaque? O mesmo argumento, porém, poderia ser usado contra nós! Como Igreja do Senhor, temos administrado bem nossas famílias? Nossos filhos são santos? Não há, porventura, uma “Torre de Babel” no lugar onde deveríamos ocupar com nossos filhos?
Pr. Antônio Luiz F.