segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CREIO.... NÃO CREIO


Credo Apostólico, Credo Niceno, Credo de Atanásio, Credo... Credo... Creio. Sim, a palavra “Credo” significa justamente isso: “Eu creio”. Todos os credos escritos em diferentes momentos da história cristã resumem os principais aspectos da fé que a igreja ou aquela comunidade possuem. Eles ajudam a perseverar-nos no caminho, a manter a confiança e nos momentos difíceis afastam o perigo dos desvios. Credos não são dogmas a serem decorados, mas gestos, atitudes, fé, a serem vividos na prática.

Entretanto, é necessário que esta fé esteja de fato fundamentada nas Escrituras, para que não seja dado crédito a sofismas e enganos. Daí a advertência bíblica: “Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova” (Rm 14.22).

Chamado por Cristo para testemunhar seu Amor entre os homens, é sempre com alegria que reparto um pouco daquilo que “Creio” na esperança de cooperar na caminhada de fé de alguns. Posso dizer que....

CREIO que Deus tem poder para curar cânceres, tumores, e toda sorte de doenças e enfermidades físicas e mentais. Mas NÃO CREIO em promessas mirabolantes de que Ele sempre o fará. Deus não se sente obrigado a curar todos que lhe pedem: às vezes Ele cura, às vezes não, sem que tenha de explicar porquê.

CREIO que Cristo derrotou os principados e as potestades do Mal, triunfando sobre eles na cruz, e que o Inimigo, cheio de cólera, sabe que pouco tempo lhe resta. NÃO CREIO, entretanto, que seja necessário ou possível “amarrar Satanás” como alguns pretendem fazer. Essa é uma interpretação equivocada da bíblia. O que Deus nos ordena é “vigiar.... orar.... e resistir ao diabo”. Só isso.

CREIO que muita gente boa, honesta, e de fé enfrentará dificuldades por toda a sua existência, e há incrédulos que passarão pela vida relativamente tranqüilos. Asafe quase perdeu a fé ao ver a prosperidade dos perversos: “para eles não há preocupações, o corpo é sadio e não partilham da canseira dos mortais” (Sl 73.5). Mas é assim mesmo: “há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade (Ec 7.15).

CREIO que o Diabo existe e não ignoramos seus desígnios, e por vezes ele tentará nos barrar o caminho. Mas NÃO CREIO que tudo o que acontece provém do Mal: tropeçou foi o demo... perdeu o emprego foi o coisa-ruim... ficou doente é “encosto”. Há cristãos tão obcecados pelo diabo que se tornaram atormentados que não reconhecem mais a Soberania de Deus sobre a Terra e sobre a sua vida.

CREIO no poder das palavras que provêm de Deus, nas palavras que Ele ordenou. Estas nunca voltam vazias sem cumprir o que Ele determinou. Mas NÃO CREIO que as palavras têm poder em “si mesmas” quando proferidas por “qualquer um”. Simei amaldiçoou e amaldiçoou ferozmente a Davi, mas ele deu de ombros, e ainda ironizou: “Talvez o Senhor pague com bem a maldição que recebi neste dia” (2Sm 16.12). Se assim não fosse, qualquer pagão poderia atormentar-nos com suas imprecações. O que não passa por Deus “não pega”.

CREIO que Jesus é o Mediador entre Deus e os homens, e é Ele que nos dá total acesso ao Pai desde que o véu do templo foi rasgado. Por isso NÃO CREIO na intermediação de homens que afirmam que eles e suas igrejas são os “pedágios” que temos de passar para que alcancemos o trono da Graça.

CREIO que a verdadeira ação do Espírito Santo quebranta corações, gera um profundo senso de pecado, e uma ação permanente que vai além das emoções. NÃO CREIO que manifestações estranhas de riso, quedas ou desmaios sejam de fato espirituais quando o “dia seguinte” comprova que não houve real transformação. Embora o inconsciente possa imitar manifestações que se assemelhem à ação do Espírito, ele não pode produzir frutos verdadeiros de arrependimento que se sustentem no decorrer do tempo.

CREIO na suficiência da obra que Cristo fez na cruz, creio na existência de um céu que nos espera, e que não há pecador deste mundo que esteja fora do amor salvífico de Deus. Mas vivemos tempos tão desconectados das Escrituras, que NÃO CREIO em práticas que ferem a boa hermenêutica, a fé e o bom senso e são resultantes de interpretações esdrúxulas de versos obscuros da bíblia. Por tais motivos, não posso crer em....

...marcha profética,
...transferência de unção,
...unção dos quatro seres,
...maldição hereditária,
...dança profética,
...copo d’água orada (no espiritismo: água fluidificada)
...óleo ungido (óleo unge)
...objetos ungidos
...oração por peças de roupa (no espiritismo: pontos-de-contato)
...confissão positiva,
...entrega de sacrifícios,
...encontros com “hora marcada” para receber batismo do Espírito,
...descontrole da língua que pretende passar por glossolalia originada do Espírito.

O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento (Os 4.6).

Pr. Daniel Rocha
dadaro@uol.com.br