quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mudando o ângulo para enxergar

Minha esposa, filha e eu, mudamos recentemente, e agora moramos numa casa muito aconchegante, mas bastante pequena também.

Todos os dias, sempre que acordo gosto de logo ir para a cozinha e preparar o café. Mas com as constantes mudanças e arrumações para adequarmos nossas coisas, num dia desses sumiu o pó do café. Como a esposa estava dormindo me aventurei a procurar eu mesmo. E nada !! ... Até que eu dei um passo para trás, e olhei um vidro que estava bem à minha frente, mas abaixo de mim. E lá estava o pó do café. Percebi que pela tampa do pote que não é transparente eu jamais acharia o que eu procurava, e na posição inicial eu só via o pote pela tampa. Como o pote era tansparente, quando eu dei um passo para trás identifiquei logo logo que o que eu procurava estava bem ali diante de mim.
Às vezes na vida passamos por semelhante situações. Queremos achar algo, buscamos incessantemente por esse algo, mas ou não nos movemos, ou nossa visão fica limitada por não darmos passos para trás. Eles são fundamentais.
No meu caso, e não só na ilustração do pó de café, mas na minha vida em si, dar um passo para trás significou e continua significando mudar de posição, de "ponto de vista", e assim deixar que um mundo iferente e cheio de novas descobertas salte bem diante de meus olhos.
Um convite de amigo. Você não está achando o que quer? Tente mudar de ponto de vista, de ângulo, dê um paso atrás, refaça sua trajetória se isso for possível, você vai achar. Pode ser que, assim como aconteceu comigo, esse algo esteja bem diante de seus olhos, basta mudar a base, inovar com um passo diferente dos de sempre. Isso implica em coragem .. muitos podem até criticar você, mas mudar de ponto de vista, significa disposição para ver coisas novas, e assim o todo vai se construindo bem diante de você.