sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sermão de Ricardo Gondim: Onde sua fé se sustenta?

Vale a pena conferir e refletir- Áudio da reflexão de Ed René Kivitz: sobre "sexo" e "casamento".

O TEU DEUS, ONDE ESTÁ?


“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento
dia e noite, enquanto me dizem continuamente:
O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)


Diante da recente tragédia que se abateu sobre inúmeros fiéis que morreram e dezenas que foram hospitalizados no desabamento do telhado de uma igreja, muitas pessoas – evangélicas ou não – têm nos questionado sobre proteção divina, acidentes, doenças e mortes na vida de um cristão.

Constantemente temos ouvido disparates e opiniões distantes da fé bíblica. Talvez o grande problema seja o desconhecimento da Palavra (“errais não conhecendo as Escrituras”) ou pararam a leitura no Antigo Testamento. Mas tenho para comigo que os grandes vilões sejam os pregadores do evangelho que têm martelado diariamente suas fantasias, mas não a Palavra. Trata-se de uma pregação peculiar, irreal, carregada de promessas mirabolantes que Deus nunca fez, e facilidades para a vida que a Bíblia jamais mencionou. Isso tem produzido sofismas que passam por doutrinas cristãs. Por exemplo....

NÃO É VERDADE que não teremos sofrimento na vida! O próprio Jesus, sendo o Filho de Deus, não foi poupado de nada que nós também não viéssemos a sofrer. Ele próprio advertiu que no mundo passaríamos aflições, mas que tão somente crêssemos Nele e na sua vitória final. O Mestre também avisou a Pedro que Satanás o requerera para “peneirá-lo”, entretanto Jesus não promete livrá-lo de tal infortúnio, mas diz que oraria, “para que a tua fé não desfaleça”[1]. Este próprio apóstolo, mais tarde escreveria para que não estranhemos o fogo ardente que surge em nosso meio destinado a provar-nos [2].

NÃO É VERDADE que enfermidade é sinal de pecado, e que o cristão fiel não adoece! Servos fiéis em Cristo podem, em algum momento da vida desenvolver Alzheimer, catarata, depressão, labirintite, câncer, osteoporose ou qualquer outra doença. Neste exato momento há um sem número de cristãos nos hospitais orando humildemente por saúde ou aguardando operação. Companheiros de Paulo, Trófimo ficou doente em Mileto [3], Epafrodito adoeceu mortalmente chegando às portas da morte por causa da obra [4] e Timóteo sofria de freqüentes enfermidades do estômago. Há vidas trágicas com saúde e há vidas abençoadas sem saúde.

NÃO É VERDADE que todos seremos ricos no sentido material! Cristãos sinceros espalhados neste mundo morrerão sem nunca ter abundância de bens. Milhões de cristãos sudaneses, nigerianos ou quenianos sequer possuem sandálias para calçar. Habitantes do Jequitinhonha, bolsão de miséria no Brasil, poderão conhecer a Cristo, mas provavelmente continuarão morando em suas sufocantes taperas sem jamais se refrescarem sob um ar-condicionado. Devemos lutar contra essas terríveis injustiças sociais, mas sempre sabendo que “nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” [5].

Sinceramente espero que estes últimos acontecimentos que tem se abatido sobre uma parcela do povo evangélico sirva como lição, edificação, e que mudem seus paradigmas. Oxalá, que a partir de agora....

NUNCA MAIS digam que se alguém não é curado, a culpa é da falta de fé. A muitos que Jesus curou não hes exigiu fé, nem méritos, mas Ele o fez exclusivamente por sua Graça e misericórdia. Eu creio, mas clamo constantemente como aquele pai: “Senhor, ajuda-me na minha falta de fé” [6].

NUNCA MAIS preguem que as coisas ruins são sempre resultado de maldição. Desde Jó tentaram lhe imputar algum pecado oculto pelo qual estava sofrendo. E ele era justo. Caiu uma torre em Siloé e matou alguns homens. Aos olhos do povo isso poderia indicar que havia algo de errado com eles. Mas Jesus asseverou: “vocês crêem que aqueles dezoito sobre os quais a torre caiu eram mais pecadores do que os demais habitantes de Jerusalém? Em verdade eu digo a vocês não eram. Mas se vocês não se arrependerem, todos igualmente perecerão” [7].

NUNCA MAIS afirmem que Deus os pôs por “cabeça e não cauda”, tentando justificar proeminência para si. O Reino de Deus é composto em sua maioria por gente humilde, como copeiras, auxiliares, pedreiros, costureiras, gente que nada é aos olhos do mundo. Não há vergonha nenhuma nisto, pois a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui [8].

PAREM de afirmar que são “filhos do Rei”, e por isso estão a salvos das intempéries da vida. Mesmo os filhos do Rei baterão seus carros, torcerão tornozelos, amargarão tempos no hospital e passarão por aperto financeiro.

NUNCA MAIS deturpem textos bíblicos para justificar seus engodos como fizeram com “tudo posso naquele que me fortalece” [9], que foi retirado do seu contexto original para inferir que “posso alcançar tudo o que eu desejo”, quando na verdade Paulo está falando de sua tribulação, humilhação, pobreza, abandono, escassez... e que ele podia “suportar todas aqueles coisas Naquele que o fortalecia”.

DEIXEM de buscar “cobertura espiritual”, designação que tem produzido ídolos cheios de empáfia que não podem ser contraditados. O que vale não é a cobertura, mas o estar sobre a rocha, que é Cristo.

Quando os maus dias chegarem, e um dia eles chegam, com certeza irão nos perguntar: “E o teu Deus, onde está?”. Responda que ele também está sofrendo contigo, está ao seu lado enxugando suas lágrimas, e que por um breve momento ainda sofreremos, mas que Ele lhe dá a força e ânimo para continuar vivendo sem medo, sem amargura, sem rancor. E que para nós, o melhor ainda está por vir.


Pr. Daniel Rocha
dadaro@uol.com.br


Referências:
[1] Lc 22.32
[2] 1Pe 4.12
[3] 2Tm 4.20
[4] Fp 2.27-30
[5] 1Tm 6.7-10
[6] Mc 9.24
[7] Lc 13.4-5
[8] Lc 12.15
[9] Fp 4.13