domingo, 23 de agosto de 2009

USAIN BOLT


A capacidade humana de dizer que somos maiores que os números dados e “certificados” pelas ciências, contrariando todas as estatísticas

Usain Bolt, um jovem corredor jamaicano com 23 anos de idade, no domingo dia 16 de agosto no Mundial de Atletismo em Berlim, e quebrou um recorde mundial que permanecia intacto há pelo menos 21 anos na corrida dos 100 metros rasos. Conforme a Revista Veja “é uma revolução no mundo das bioestatísticas” O atleta contrariou os dados de agências conceituadas no campo de pesquisas científicas acerca da possibilidade de velocidade máxima que um ser humano pode alcançar até 2080. Na reportagem da Veja, parte final do texto, o autor conclui que “só Usain Bolt pode dizer qual é o limite do homem” (Cf.: Edição 2127/ 26 de agosto de 2009/disponível em: http://veja.abril.com.br/260809/um-atleta-alem-limites-p-098.shtml).

Como bom leitor, estava “zanzando” pelas páginas da Veja dessa semana, e essa história me chamou especial atenção. Ufa!! Oportunidade para respirar!! - depois da edição anterior – sobre os embates entre Rede Globo de Televisão e Rede Record [aqui representada e reduzida aos escândalos de Edir Macedo, bispo da IURD – aliás, acredito que todos/as acompanhou a “guerra estratégica” que tirou Sarney e o presidente Lula do cenário escandaloso mostrado na TV. Ôpa! Eu ia me esquecendo: e as duas secretárias].

Usain Bolt é um ser humano que testemunha a superação. Mas ele também ilustra o fato de que o ser humano transcende qualquer teoria empírica, e numérico-estatística, superando as máquina e os limites do valor numérico que não raras as vezes subordinam a natureza e capacidade humanas ao funcionamento das máquinas. Mais uma vez fica patente que a prática transcende as teorias.

Não quero enfatizar a fragilidade científica, tão pragmática! - antes, acentuar a superação humana como dádiva de Deus que incorporou no nosso DNA a capacidade de sermos surpreendentes, e isso independentemente daquilo que dizem acerca de nós. Também não quero ser adepto de um espiritualismo escapista, tão ingênuo! Muito menos pregar ativismos quaisquer que sejam eles, e fugas da rotina vital.

Minha proposta com esse texto é mostrar que você é capaz de se superar. Não fique parado/a, lendo estatísticas e vivendo de probabilidades, depositando sua fé em dados meramente numéricos; deposite sua fé no Deus que prima pela evolução como a capacidade que o ser humano tem de se superar, evolução curativa. Confie na esperança do Deus presente na história; aposte sua vida por estar saudável e quebrando os limites de alguns gessos do cotidiano que geram doenças das mais diversas.

Mesmo sem maiores aprofundamentos exegéticos, para mim, esse tema pode ser fundamentado em bases claras do seguinte texto bíblico:

Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. (Ec. 11.4-5).
Abraços.