segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Deus que ama "Agapao"

Nada que nós fazemos ou deixamos de fazer diminuirá o amor de Deus por cada um de nós. Tudo o que estipulamos com a pretensão de absoluto, são meramente estruturas "funcionais" [será mesmo que funcionam!?] humanas, e definimos como sendo critérios para que Deus faça isso ou aquilo por nós, é uma tentativa inconsciente, ou não, de reduzir o amor de Deus por toda oikoumene - casa habitada, à aspectos e vontades humanas.
O amor de Deus por toda criação é "Agapao", um amor que "é" e não "está", dependendo "de" [...]. Não implica condicionantes. Deus não estabelece aliança mediante "essa" ou "aquela" condicional.


O querido leitor poderia dizer, mas e a justiça de Deus? E as observâncias judaicas acerca da aliança de Deus com seu povo eleito? Justiça de Deus é "Tsedaká", não é para condenação, antes, para rcuperação. Deus atua com justiça sempre em favor da segunda chance para o indivíduo, nunca dafavorável à vida. Jesus veio nos mostrar a lógica real do Reino de Deus. E uma observação: nós não imitamos Jesus, isso poderia ser frustrante por demais [você já conseguiu?], nós apreendemos Jesus por processo de assimilação - isso é saudável. A lógica do Reino, que até então parece não ter sido bem assimilada pelo "povo", é a de amar a Deus sobre todas as coisas, inclusive dogmas, e ao próximo como a ti mesmo. Muitos/as, enganados/as, acabam idolatrando os dogmas e as doutrinas da instituição, se esquecem da lei maior do criador que é favorável a vida, e a vida em abundância.


Muitos se lançam a uma leitura um tanto fundamentalista dos textos bíblicos, e acabam em algum momento se vendo contrariados, resta-lhes apelar para o argumento de que: "em algumas partes ela é querimática", ou interpretativa. Eu pergunto quais os critérios para dizer o que é e o que não é querigmático? Não são os próprios critérios, leituras humanas ideologicamente contaminadas por crenças, contexto e tantas outras coisas?


Uma das formas mais equilibrada de se entender e conviver de forma harmoniosa com o Deus que ama "Agapao" e sua palavra que é viva e eficaz é mediante a lógica do amor. Só assim venceremos as contradições da vida, em fé, esperança e amor; da maneira mais salutar possível.


Abraços amigos.