sábado, 11 de julho de 2009

Como assim, óleo na cabeça e vestes limpas?

Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça . (Eclesiastes 9.7-8).

O autor do livro da sabedoria, por todo texto parece desenvolver uma espiritualidade muito encarnada, no sentido de incentivar a reflexão sobre coisas ligadas ao cotidiano comum: pão, vinho, óleo, relacionamentos, dentre outras.

Inclusive, falando mais especificamente do conteúdo expresso no capítulo 9, onde nos deteremos para o desenvolvimento da presente reflexão, o autor parece nos indicar um caminho onde, se consideramos as expectativas quanto à vida, não existe diferença entre “justo” e “ímpio”, todos interagem com o relativo, todos comungam da mesma vida, bebem no mesmo cálice. Exceto com relação à esperança em relação ao futuro. Ao ímpio não resta nada, ele/a não preserva esperança alguma, sobre nada – está ocupado/a revolvendo-se em si mesmo/a todo o tempo.

Na estrutura literária semita, de Quiasmo, podemos considerar os versículos 7 -10 como o centro desse capítulo, e a parte mais importante, ou que o autor queria enfatizar, do capítulo. E nessa parte “central”, o versículo que me chama especial atenção é o versículo 8 (observe acima no texto bíblico especificado).

Não raras às vezes, esse é um versículo usado para falar de pureza, e de santidade; dentre outros temas que vão nessa mesma direção. No entanto, a figura do “óleo sobre a cabeça”, aparece na Bíblia, com sentidos diferentes, o mesmo acontece com a figura das “vestes limpas”. Eu fiz alguns paralelos com outros textos bíblicos, e gostaria de sugerir uma possibilidade de interpretação para esse versículo 8.

Por exemplo, observemos os seguintes paralelos: No Salmo 23.5, o óleo é pedido sobre a cabeça, e o cálice transborda; já no Salmo 133.2, o óleo que está sobre a cabeça desce pela barba de Arão, escorre pela gola – ambas são imagens do “óleo sobre a cabeça” e que estão ligados diretamente, também, à limpeza das vestes. Nesses dois textos, o óleo é determinante para sabermos se a veste está limpa ou se alterada, pelo óleo em seu aspecto estético – e nesses dois, o óleo conseqüentemente alterará a cor da vestimenta, porque foi “derramado para fora”, fez-se escorrer.

O que poderia significar esses símbolos do livro de Eclesiastes, à luz desse capítulo 9 versículo 8? Não pode faltar óleo sobre a cabeça, e as vestes devem estar alvas.

A possibilidade de interpretação que eu sugiro, considerando que esse é um escrito de sabedoria, é que, o ser humano deve viver, cotidianamente, buscando o equilíbrio entre “a unção” (representado pelo óleo sobre a cabeça), e a santidade e retidão (representada nas vestes limpas), e esses símbolos aqui parecem ser apresentados, como que partes de uma mesma peça, isso sim, mas extremidades diferentes dela.

Óleo demais sobre a cabeça, extrapola, e altera o estado alvo das vestes, ou seja, essa unção pode “corromper” se não for buscada na medida certa. Mas também querer preservar as vestes alvas demais, exacerbadamente, isso pode significar contenção de óleo, ou mesmo a extinção dele sobre a cabeça, o que não é bom. Primordialmente, as vestes devem ser preservadas, mas nunca sem nos esquecermos que deve haver óleo, sob medida, em nossas cabeças. No entanto, não podemos perder de vista a perspectiva, também bíblica, de que às vezes, esse óleo vai transbordar, e saudavelmente a estética das vestes será alterada. Nesse equilíbrio consiste a sabedoria.

Somos ungidos/as, submissos/as ao Ungido (Cristo), e nessa perspectiva de unção, a que traz equilíbrio, devemos nos conscientizar, conforme o texto de 1Jo 2 nos alerta, que a unção nos faz pessoas públicas (com relação ao testemunho) e capacitadas a discernir.

Abraços.