quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Você conhece a Verdade?


Qual a diferença em conhecer as respostas certas e conhecer a verdade?
Nem sempre a resposta certa é a verdade!

Quando comecei a adolescência tinha algumas tarefas em casa, entre elas era separar lenha para meu pai cortar assim que chegasse do trabalho.

Recebíamos do serviço de meu pai madeira de restos de construções e para economizar tínhamos um fogão a lenha que toda noite era aceso para minha mãe cozinhar.

Meu pai chegava do serviço e serrava a madeira que eu separei. Enquanto ele serrava eu o acompanhava e auxiliava segurando e dando firmeza à madeira que ele esta serrando. Em uma tarde em que cumpria minha tarefa tive a idéia de ajudar meu pai em seu trabalho e resolvi por mãos à obra.

Preparei o banco aonde a madeira era apoiada, separei alguns pedaços finos de lenha e peguei o serrote de meu pai. O primeiro corte foi fácil, escolhi o primeiro galho de eucalipto, fino, e em poucos segundos estava serrado. Achei a tarefa muito simples e até prazerosa.

Peguei mais um pedaço agora um pouco mais largo e comecei a serrar, aquele deu mais trabalho, mas cheguei ao final e confesso que bem cansado. Foi então que decidi tomar um pedaço maior, mais largo, fixei-o bem para não escorregar, ele estava sujo de cimento e areia, me preparei e comecei a serrá-lo.

Em certa altura o serrote trancou e não ia nem para traz nem para frente, fiz tanta força que o serrote dobrou e pulou para cima atingindo minha mão esquerda e fazendo um corte bem profundo. Corri para amarrar um pedaço de pano e enquanto meu pai não chegava para me levar ao hospital muito sangue saiu dali.

Lembro de no hospital ao ser costurado o corte me perguntar o motivo do meu fracasso serrando lenha, sabia muita coisa sobre o ofício, conhecia a madeira, o serrote, o banco, enfim tudo. Mas mesmo assim algo deu errado e me machuquei. Passei dias observando meu pai serrar sozinho, e vendo que ele tinha algo que eu não tinha.

Além de todo conhecimento sobre os fatos, de saber tudo sobre a madeira, o serrote e o banco, meu pai possuía alguma força que eu não possuía. Você pode saber muitos fatos e teorias sobre determinado assunto, isso não significa que você sabe ou conhece a verdade sobre isso.

Podemos conhecer a Bíblia como um manual de respostas certas, ou um guia de referência sobre como agir em situações específicas. Usá-la como um método de saber o que fazer sob determinada circunstâncias. Como pensar sobre um determinado assunto ou ainda reagir à ações alheias.

Até é possível ter uma vida exemplar, agir de maneira correta, ser uma pessoa boa, ter sucesso em seguir as regras e acompanhar a maré. Podemos impressionar as pessoas, guardar na memória muitos textos bíblicos que dão base ao que cremos, arregimentar ou organizar um racioncínio lógico, emotivo que influecie muitas pessoas.

Nada disso tem relação com conhecer a Verdade.
Simplesmente é acumulo de dados sobre um determinado assunto, assim como o barco pronto para navegar que não sai do estaleiro, sem conhecer a verdade, você será sem utilidade prática.

O conhecimento da verdade é mais, muito mais que um punhado de regras ou manual de como agir, é o colorido de cada palavra, é ser conduzido a certeza pela essência da mensagem, por aquilo que ela significa, não somente pela carga doutrinária que ela carrega.

A Bíblia não é um conjunto de regras, temos a tendencia de vê-la assim por que assim como o jovem rico queremos saber o que é necessário "fazer para herdar a vida eterna". A bíblia não é um manual de como fazer, nem como ser, nem como viver.

É a pintura de um Deus que sabia que pelo pecado que vive em nós nunca conseguiríamos viver eternamente, pois somos amantes da independência. Em cada página não temos só um monte de versos que dizem o que é certo ou errado, mas os traços do rosto de um Deus que abandonou toda sua glória para viver em nosso lugar a lei.

A verdade está acima do costume, do meio, do dogma, do método, por esse motivo a verdade liberta, por que é uma pessoa. Conhecer a Verdade é ser inundado por ela e ser transformado a imagem dela.

Posso te fazer um convite?

Você quer ser livre?

Você pode agora fechar seus olhos e falar com Seu Pai, ele te ouve, peça a Ele, e será livre.

Fonte: Acesso dia 5 de janeiro de 2009. <http://www.encontrocomopoder.com/2009/02/voce-conhece-verdade.html#comments>. Blog: encontro com o poder.