quinta-feira, 30 de abril de 2009

A MARAVILHA DA INCERTEZA.

Tendemos naturalmente a ser tão lógicos e previdentes que encaramos a incerteza como algo negativo. Achamos que temos sempre que atingir um fim determinado; mas não é assim na vida espiritual. Na vida espiritual vivemos seguros em nossa incerteza, e por causa disso não nos fixamos em nada. O bom senso diz; ¨Bem suponhamos que eu estivesse em tal situação...¨Mas é impossível nos imaginarmos numa situação em que nunca tenhamos estado.

A certeza é o traço distintivo da vida racional; uma grandiosa incerteza é a caracteristica marcante da vida espiritual. Ter a certeza de Deus significa que estamos incertos em todos os nossos caminhos, e admitimos não saber o que cada dia nos poderá trazer. Isso, em geral, é dito com suspiro de tristeza, contudo deveriamos dize-lo com uma expressão de maravilhosa expectativa. Estamos incertos quanto ao passo que daremos a seguir, mas estamos certos de Deus. Tão logo nos entregamos a Deus e cumprimos o dever mais imediato, ele passa a cumular nossa vida de surpresas o tempo todo. Quando nos tornamos defensores de uma crença, alguma coisa morre; não acreditamos em Deus, acreditamos apenas em nossa crença a respeito dele. Jesus disse: ¨Se vos... tornardes como crianças.¨A vida espiritual é como a vida de uma criança. Não estamos incertos quando a Deus, mas incertos quanto ao que Ele vai fazer em seguida. Se estivermos certos apenas de nossas crenças, nos nos tornaremos arrogantes e rigorosos, e seremos inflexíveis em nossas opiniões; mas, quando estamos corretamente relacionados com Deus, a vida se enche de expectativa e de uma espontanêa e alegre incerteza.
¨Credes também em mim¨,disse Jesus:ële não disse: ¨Acreditai em certas coisas a meu respëito. ¨Deixamos tudo com Ele; a maneira como Ele agirá é gloriosamente incerta, mas Ele agirá.
Permaneçamos leais a Ele.
Por Pastora Edna Ruiz.

O que é Atafona? [ParteI]

O termo significa, segundo o Dicionário Houaiss: engenho de moer grãos, manual ou movido por animais; moinho, azenha.

Mas o que eu quero deixar registrado, não sem uma determinada dose de espanto, é um texto breve sobre o bairro chamado Atafona/ em São João da Barra/RJ. O bairro que literalmente está sendo engolido pelo mar. Um fenômeno muito interessante que certamente desperta a curiosidade de muitos estudiosos.

As possibilidades de resposta, ao porque do avanço do mar bairro-adentro, derrubando casas, prédios, inundando ruas asfaltadas; são várias!! Não vou me deter a isso, nem vou refletir sobre essas tantas possibilidades, mesmo porque não teria gabarito para tanto. O que me interessa é o imaginário religioso que surge a partir da experimentação do fenômeno.

Antes, gostaria de esclarecer três coisas que, ao meu ver, são fundamentais estarem guardadas no presente texto: 1) As pessoas não são objeto de estudo aqui, e sim o imaginário, a sensação dessas pessoas. Sei também que meu ponto de vista é subjetivo, fruto de minhas interpretações – longe de serem neutras. 2) Todo respeito às famílias que perderam tudo, ou que sofre de alguma forma, a complexidade da situação, é pouco; isso será preservado aqui: o devido respeito. 3) Não é a intenção ser sensacionalista, ou espetacularizar o fenômeno, mais uma vez repito, tão complexo.
A segunda parte desse texto será, em breve, publicada.
Agradeço a compreensão.