terça-feira, 17 de maio de 2011

RASGUE A SUA AGENDA

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos os meus caminhos,
diz o SENHOR" (Isaías 55.8)

No início de cada ano corremos às papelarias em busca de uma nova agenda. Não dá pra viver sem uma. Nela anotamos nossos compromissos, o que é “urgente”, o que não podemos esquecer, e para quem telefonar. Consta dela também os nomes das pessoas que são importantes para nós – e quem deixou de ser, no ano seguinte não fará mais parte dela.

Agenda é pessoal e íntima porque diz respeito a nós, e a ninguém mais. A partir dela é até possível conhecer um pouco de seus donos: seus projetos, seus gostos pessoais, e o que tem importância para eles.

Permita-me falar um pouco sobre a sua agenda, mas não daquela “caderneta” de anotações e recados, mas de sua agenda de compromissos com a vida e com Deus.

Vemos cada vez mais cristãos comprometidos com uma agenda repleta de motivações distantes das coisas do Reino, visando apenas suas realizações e bem-estar pessoal. Embora isso aparentemente não seja condenável aos olhos da maioria das pessoas, sob a perspectiva divina, entretanto, esse interesse revela-se parcial, unilateral, e até mesmo egoísta. Se a sua agenda não contempla mais ninguém além de si mesmo e sua prole ela em nada o diferencia do restante da humanidade que não está “nem aí” com Deus: “se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os gentios também o mesmo?” (Mt 5.46).

Então, muitos, para dar uma aparência de legitimidade à sua agenda pessoal, tentarão inserir Deus nela, para dizer que Ele está no “negócio”. Se você é desses que pensam dessa forma, sinto lhe dizer, mas não é assim: Deus tem a agenda Dele e quer que você faça parte dela – e não o contrário.

Alguns que imaginam conhecer um pouco a bíblia irão afirmar que estou enganado, pois o Eterno está sempre disposto a atender aos nossos desejos mais sinceros. E para isso se amparam na seguinte promessa divina: “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração” (Salmo 37.4).

Talvez não haja verso mais mal interpretado das Escrituras. Ele parece dar vazão a toda sorte de sonhos, aspirações, e até caprichos pessoais. Na verdade, quem se agrada do Senhor possui um coração diferente, um coração dominado por Cristo, e naturalmente os seus desejos foram regenerados, transformados e serão aqueles que o Espírito colocou ali. Alguém tocado pelos interesses do Pai, com certeza não tem um coração voltado para um Rolex, nem os olhos desejosos duma reluzente pickup 4X4 off-road, nem pedirá para acertar sozinho na MegaSena.

Deus tem uma agenda para os seus filhos, e quem deseja andar com Ele, precisa aceitar os seus termos. A possibilidade de Deus andar junto com o homem, só pode se tornar real se “houver entre eles acordo” (Amós 3.3). Obviamente o mundo não deseja participar dessa aliança porque não pretende submeter-se aos interesses do Pai. Por isso Ele procura no mundo aqueles que queiram.

Embora seja Todo-Poderoso, Deus nada impõe, mas faz um convite para que participemos de sua agenda: “Vinde, pois e arrazoemos, diz o Senhor” (Is 1.18), ou seja, “venha, vamos conversar, tenho algo interessante a lhe propor.... aprenda a cuidar dos Meus interesses no mundo... olhe ao seu redor com os meus olhos... enxergue as pessoas da maneira que Eu as vejo.... entregue-me sua agenda, permita-me participar efetivamente de sua vida....”.

Tenho de confessar que os erros dos quais mais me arrependo foram aqueles por eu ter seguido a minha própria agenda, o “meu” tempo, os “meus” propósitos, e não exatamente os de Deus. Felizmente Ele foi paciencioso e permitiu que eu mantivesse uma agenda própria de santidade, até que eu descobri que isso não pode dar certo. Somente então Ele me ensinou: “Filho, os meus propósitos não são os seus, o meu tempo pode parecer mais demorado que você gostaria, e a maneira que Eu trabalho difere totalmente da sua”.

Creio que a maior prova de amor e confiança que podemos demonstrar para com Deus é permitir que ele rasgue a nossa agenda. Rasgar a agenda significa caminhar para um saudável desprendimento: não mais eu, mas Ele. Não mais minhas prioridades, mas as do Pai. Não mais meu benefício próprio, mas do Reino. Não mais meus métodos, nem minhas “armas carnais”, mas aquelas poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas (2Co 10.4).

Sinceramente, você seria capaz disso? Permitiria que Ele riscasse de sua agenda tudo aquilo que não nasceu Dele e nem foi submetido a Ele? Não continue adiando isso por muito tempo, pois tão logo você decidir entregar a sua agenda a Deus, vai perceber claramente que a Agenda Dele é infinitamente melhor.


Pr. Daniel Rocha
dadaro@uol.com.br