sexta-feira, 25 de julho de 2008

Deus. Ele é "o primeiro" ?



Fico observando tantos(as) por aí, que querendo dar os devidos créditos à Deus, falam que ele é sempre o primeiro. Ledo engano, que gera no imaginário um grande problema. Um pouco de filologia, análise do discurso, semiótica, de neurolingüística, e bom senso mesmo, nunca fez mal à ninguém. Aliás, tem muita gente se afundando por aí, e furando “o bote navegador” de mais umas centenas de pessoas, por não se preocuparem com o que estão falando, não da forma que estão falando, mas a essência, o que isso tem gerado no imaginário daqueles(as) que estão ao redor. Isso é responsabilidade nossa, refletir sobre a essência daquilo que falamos, bem como os frutos, resultado de tanto “blá, blá, blá”.

Quando falamos que Deus é o primeiro, estamos colocando ele em uma tabela, tabela onde existe a segunda prioridade, o terceiro, a quarta, e assim sucessivamente. Quem sabe, um dia ele apareça em segundo ou terceiro plano. Será que já não é isso que acontece por aí e por aqui? Fruto de sempre dizermos, por tão bondosos que somos, e humildes [risos]: Deus vem em primeiro lugar !! O termo: “primeiro”, implica uma ordem, linguagem já matematisada; significa que, dentre tantas outras prioridades, no momento Deus está na frente. Isso é bonito, mas falso e perigoso. Porque em tempos de desilusões, automaticamente as pessoas tendem a fazer a leitura de que Deus abandonou “a cabeça da fila”, o que me faz dar cabeçadas para lá, e para cá, buscando a ajuda do(a) político(a) fulano(a) de tal ... ou do(a) profeta fulano(a) de tal (é o que vem em primeiro agora). E se ele não abandonou eu mesmo(a) vou tirar “porque Ele não está resolvendo nada”: Isso de acordo com o meu bem-estar, quase que mediante “meu estado de espírito”.

Na Bíblia, o termo traduzido por primeiro, pode ser entendido no original como sendo “O anterior” (antes de tudo). No gêneses, antes de existir o primeiro (dia), Deus já estava presente.
Pode parecer uma bobagem, mas Jesus nos manda aprender com formigas. Coisas pequenas podem fazer toda diferença.

Entenda isso, “Deus é o que é”, nós não precisamos dar à Ele o status de primeiro, mesmo porque não temos tal autoridade, e nem muito menos temos condições de reduzi-lo às nossas matemáticas, e contas, e prioridades, que quase sempre se resumem em uma listinha de presentes que queremos para estar abençoado o nosso dia a dia.

Antes de tudo, de qualquer coisa: Deus é, Deus já está.

Nenhum comentário: