quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Por que a presunção absolutista de alguns dos adeptos da fé reformada? (PARTE III- FINAL).


Certamente quero fugir de generalizações no texto que segue, e o título dá pistas sobre isso. Também não quero ferir ninguém em seus preceitos de vida, quaisquer que sejam eles: Cada um tem o seu.

Precisamos sim falar da religiosidade salugênica e da religiosidade patogênica. Da religiosidade saudável e da religiosidade doentia (não saudável), respectivamente.
Existem tantos modismos, e atrações religiosas espetaculares, em nossos dias; tantas loucuras em nome de um evangelho de valor comercial - barato por sinal - que são fábulas profanas ditas em nome da "Loucura do Verdadeiro Evangelho", com certo embasamento bíblico, certamente distorcido. Isso todo mundo sabe (!).
O que eu percebo é que poucos param e refletem de forma madura sobre os efeitos reais desse tipo de religiosidade. Aliás, "nosso povo" nem é tão estimulado a pensar - um leigo que pensa criticamente pode abalar o jogo social-eclesiástico, as alianças de poder do líder religioso. Sendo assim, bom é que todos fiquem na "onda do movimento de deus", super estimulados a reagir cegamente frente ao toque do sobrenatural. Essa é a religiosidade patogênica: fomenta esquizofrenia das mais diversas - reforça o dualismo Corpo (mal) X alma (boa).
A religiosidade saulgênica é aquela ensinada por Jesus, relatada nas sagradas escrituras. Jesus tinha conhecimento da lógica repressora e excludente de sua época tanto quanto autoridade para expelir os demônios que alimentavam de alguma forma a força do império, a estrutura que esmagava "os simples e humildes de coração".
Um exemplo: Precisamos estar atentos ao que temos cantado em nossas Igrejas, música é teologia. A Igreja é o que ela canta. Hoje mesmo ouvi a metáfora do Jesus envolto em uma manjedoura. Temos pregado em nossas músicas um evangelho da palha da manjedoura, ao invés do menino - "Emanuel" - que veio nos ensinar a ter vida e vida em abundância.
Fechado esse parêntesis, voltemos ao tema sobre "alguns reformados", lógicamente fazendo, ou pelo menos tentando, a costura de tudo o que já foi escrito:
Considerando a necessidade de uma religiosidade salugênica aos moldes de Jesus, o Cristo, e nosso contexto hoje; na minha opinião, o calvinismo, e "derivados" é incompatível com "a vida tal como ela é" e se desenha no cotidiano. Imaginemos, e reflitamos, sobre o que significa um "eleito por Deus" vivendo em um mundo onde impera, mesmo nas relações eclesiásticas, a lógica capitalista de mercado? Quais as consequências desses processos quando pensamos o conjunto desses fatores como uma unidade? Só poderia desembocar em arrogância e prepotência por parte de alguns; na lei do mercado, cada um vende o seu peixe, a intenção é aniquilar todas e qualquer possibilidade de futuros prejuízos gerado por concorrentes da fé. Por isso a argumentação tão lógica e tão sistemática, "fechadinha"; coerente? nem sempre; pelo menos não com a relidade.
Há algum tempo atrás, estava tentando estabelecer diálogo, via blog mesmo, com um colega que aderiu à fé reformada como preceitos de fé. Me lembro que num determinado momento do discurso, após um debate um tanto quanto tenso (não era essa a intenção), eu sugeri que terminássemos nosso diálogo por termos chegado onde chegamos, ele me isse que era melhor mesmo; por que? Porque somos feitos de material diferente disse ele. Interessante percebermos esses pormenores, isso é influência teológica !!! Imaginário religioso: sou um eleito, salvo !! Eu sou fundamentalista !! (santo?); e você é um "libertino-liberal". Quantos rótulos !! A intenção é diminuir "o oponente", "vender o meu peixe" - só dialogar com pessoas que são feitas do mesmo material que eu - meus clientes - pessoas que compram meu meterial. Infelizmente o maior produto dessa relação religiosa é a salvação, que aos poucos, sutilmente presente em cada discurso, vai sendo comercializada.
Na minha opinião salvação é algo que nem deveria ser discutido. Pelo menos não sistematicamente. Não quero deixar de falar de céu e de inferno, a Igreja precisa dessas grandezas, e nós "sobrevivemos" a partir delas. A proposta é deixar o quesito "salvação" com Deus.
Porém, pensar num Deus que "abraça com braços curtos" é pensar feito fariseu e escriba, e não discípulo do mestre Jesus. O meu Deus tem os braços estendidos, imensos, e os ouvidos atentos. Ele despreza o pecado, mas usa de justiça para com o pecador - dá oportunidades e viabiliza a recuperação. Não tenho uma proposta de "caminhos largos", de conivência com "o erro", do tipo "todos os caminhos levam à Deus", isso não mesmo!! Mas ... jamais pregarei, o Deus seletista-"ismo", dos calvinistas e/ou de qualquer outra denominação que pinte no quadro da história da vida, para mercadolatria ou ideologia, a imagem "demiurga" de um deus tão insensível para com a realidade dos que sofrem dia após dia o espinho na carne.
Assim como o Apóstolo Paulo, sugiro a metanóia à Cristo, dia após dia, no caminho, não só dos gentios, mas também dos já decididos pelo Deus da vida. Precisamos não nos conformar com a religião patogênica, seja ela qual for, e de quem for, antes, nos transformarmos, e interferirmos no século, mediante a renovação da nossa mente.
Abraço a todos(as) que tiveram a paciência de ler esse conjunto de textos.

E aos constantes visitantes do blog (Libertos para Pensar), Deus nos abençoe a todos(as).

2 comentários:

Extemporânea disse...

gostei mto do seu blog.. achei uma ideia mto original.. se puder visitar o nosso blog, agradeceria mto.. começamos ele a pouco tempo e ainda estamos desenvolvendo a ideia.. mas fique a vontade pra visitar! =D

Janete Cardoso disse...

Excelente texto, querido!
Também ando combatendo todo esse fermento, num fórum de discussão.
E nosso Pai é tão simples, tão amoroso... pra que se deixar levar por esses ventos, né?

Abraços.