domingo, 1 de março de 2009

Cúmulo da Heresia ou só Um Jeito Diferente de Interpretar?

Esse texto eu recebi por e-mail, a pessoa não quis se identificar, mas pediu que eu postasse no blog. Aí está (O título é meu):




O livro do Gênesis nos mostra a preciosidade da criação de Deus, bem como o processo pelo qual Deus interfere positivamente na história em favor do ser humano.

Fico imaginando, com minhas idéias edificadas pelos embalos de uma modernidade tardia – e isso precisa estar claro - , a monotonia do Jardim, e conseqüentemente o desfecho que teria o casal Adão e Eva se Deus não entrasse com uma providência permitindo o desequilíbrio.

Tudo estava em perfeita harmonia no cosmos, tudo mesmo! Toda criação vivia harmonicamente de forma tal a se completar e a fechar o seu ciclo determinado por ela mesma. Até que essa cadeia de “normalidade engendrada” é quebrada quando entra o desequilíbrio no cosmos. Quebra-se o ciclo vital.

A serpente possuída representa o desequilíbrio da natureza, e o possuidor da serpente a causa de todo stress que resulta na quebra do ciclo normal das coisas. A ação potencializada do invisível decaído é o stress. Deus então, só agora, o “permiti-dor” da vida, ordena que o desequilíbrio esteja instalado nas primícias da criação, humanidade: homem trabalhe para comer, e isso te será por enfadonho; a mulher sentirá dores para gerar; e a serpente estará todos os dias entre o casal e famílias da terra. Por que isso? Deus recriou o ciclo da vida, permitindo a potencialização do stress, para que a humanidade não padecesse em seus mecanismos monótonos cruéis.

Sem stress nós humanos não vivemos, isso as ciências humanas explicam. O segredo é dominá-lo e não deixar que ele seja maior do que nós. Quem se guia pelo stress morre de ausência de sentido tanto quanto quem vive sem um pouquinho dele. Deus é a força humana de resistência ao niilismo, força essa que nos impulsiona à utopia (diferente de demência e de delírio) saudável da concretização do paraíso, seja ele onde for; mas certamente é o local (geográfico? Será?) onde todo stress será dominado.

Anônimo.

2 comentários:

Kelly Lu disse...

opa!!!

td bom??
poxa,legal vc me add no seu seleto grupo de blogs!
ta adicionado no meu tb!

:)

Anônimo disse...

"Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou?
Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo?" (Isaias 40.13-14).

Dou, de vez em quando, uma passadinha por este blog e quase sempre acho alguma coisa edificante. Textos deleitosos como o do Rev. Daniel Rocha, por exemplo. O discurso enviado pelo "anônimo" até que é interessante (quero dizer apenas interessante), uma vez justificado pela ótica (niilismo) sob a qual nosso amigo comenta o texto bíblico de Gênesis. Demonstra ser de alguém com boa estatura científica, porém, desnutrido espiritualmente e desprovido de conhecimento teológico. É perfeitamente válido nos valermos das ferramentas com as quais a ciência pode nos equipar para entendermos o comportamento humano dos personagens bíblicos em seus mais diferenciados atos e decisões, porém, utilizar-se delas para analisar o Criador segundo parâmetros humanos é ser, no mínimo, pretencioso e/ou zombeteiro. Ainda bem que as misericórdias do Senhor excedem nossos devaneios.
Rev. Antônio Luiz de Freitas