segunda-feira, 25 de abril de 2011

Você ficaria com o posiocionamento dos 10? Ou assumiria a posição dos 2? Que tipo de líder você tem sido?

Texto bíblico: Nm 13.1-3, 25-33; 14.6-8, 29-30.

No caso do texto compartilhado, vemos doze líderes, orientados por Moisés a espiar a terra que Deus havia prometido ao povo – terra que “mana leite e mel” – herança e projeto de Deus para o povo de Israel. Dez desses líderes, quando voltaram, não descreram que a terra era boa (Nm 13.27), mas descreram em Deus sobre a possibilidade de poderem tomar posse dela. A notícia na boca desses líderes, e que agitou “a congregação” era: “não vamos conseguir!”.

Somente Calebe e Josué entenderam ser o tempo de Deus para possuírem sim a herança prometida. Eles não só viram a bênção de Deus ordenada na terra, creram também na possibilidade, em Deus, de experimentar junto com os seus a vitória da conclusão desse processo iniciado entre Deus e o povo no Êxodo. A promessa se cumpriria, o sonho de anos atrás agora seria uma realidade.

Todos nós podemos, e devemos ser líderes de nós mesmos, dentre outras coisas: precisamos administrar nosso tempo, o que sai da nossa boca e o que entra pelos nossos ouvidos. Quais sãos as diferenças entre Calebe e Josué e os outros dez líderes?

Líderes guiados pelos seus próprios olhos ou por aquilo que o Senhor prometeu? Dez dos príncipes estavam contaminados pelo germe que aprisiona a visão humana naquilo que é meramente humano – o que eu vejo é mais importante e real do que aquilo que eu ouço da boca de Deus: “aos nossos próprios olhos” (Nm 13.33). Isso nos impede de romper em fé – Os que procedem dessa maneira morrem sem entrar na terra prometida (Nm 14.29-30).

Líderes com baixa-auto-estima não conquistam a terra prometida por Deus: Os dez, eles acabam enxergando na estatura dos gigantes, o símbolo da frustração do sonho de um povo. O grau elevado de baixa auto estima deforma a situação a ponto de fazer com que líderes desistam de possuir com alegria o que o Senhor já preparou. Calebe e Josué, nesse sentido, estavam curados - viveram a promessa de Deus! Ambos eram servos abençoadores do ministério de Moisés, para ser servo tem que estar bem resolvido consigo mesmo – nem todas as pessoas emocionalmente saradas são servos/as, mas necessariamente todos os servos/as efetivos/as são pessoas curadas.

O líder e o espírito que age no líder determina se a promessa de Deus, é uma promessa alcançável ou não: Em Calebe houve outro espírito (14.24). Enquanto outros murmuravam e desprezavam Deus, ele perseverou em segui-lo! A conquista da terra, além de uma questão de promessa de Deus e fé humana, é também uma questão do espírito que está sobre você, mais sua habilidade em desenvolver fidelidade e perseverança.

Guardemos o exemplo desses dois líderes. Não murmure (Nm 14.1-4); enquanto líder decida ser um abençoador do povo, falar da boa notícia de Deus; pelas promessas de Deus e por uma mudança tal que te faça sarado; seja servo: fiel e perseverante. Porque fazendo isso, tu e a tua descendência herdará a terra fértil preparada pelo Senhor (Nm 14.24): a herança! Concluirão o processo com êxito. Aquilo que um dia Deus te fez sonhar será realidade, creia!

Amém.

Nenhum comentário: